Programa de Enfermagem de Reabilitação na pessoa com Deglutição Comprometida em contexto de AVC: Estudo Exploratório
DOI:
https://doi.org/10.33194/rper.2023.265Palavras-chave:
Enfermagem de reabilitação; AVC; Disfagia; Deglutição comprometida; Reabilitação.Resumo
Introdução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a principal causa de morte em Portugal e um dos principais responsáveis pela presença de compromisso na deglutição. A avaliação e despiste da deglutição comprometida são reconhecidos como indicadores de qualidade dos cuidados de saúde. A Enfermagem de Reabilitação assume grande importância na deteção precoce do compromisso na deglutição bem como na definição de um programa de reabilitação que vise a reaquisição de capacidades e a prevenção de complicações. Este estudo pretende analisar os efeitos de um programa desenvolvido por enfermeiros de reabilitação na reeducação funcional da pessoa com deglutição comprometida em contexto de AVC.
Método: Estudo quantitativo, exploratório, descritivo e retrospetivo.
Resultados: Foram avaliados 218 indivíduos. A população avaliada é predominantemente do sexo masculino, a média de idade foi de 73 anos e o evento vascular predominante foi o AVC isquémico. À admissão 50,5% dos participantes apresentavam compromisso na deglutição. Destes, 13,5% desenvolveram infeção respiratória. Inicialmente foram incluídos no estudo 110 pessoas. 6 destas faleceram, pelo que os dados finais referem-se a 104 pessoas. Estabeleceram-se relações estatisticamente significativas entre o compromisso na deglutição e pontuações mais elevadas na NIHSS.
Conclusão: A maioria das pessoas apresentou melhoria na capacidade de deglutição após a intervenção do enfermeiro de reabilitação através de um programa de reabilitação estruturado. O compromisso na deglutição relaciona-se com pontuações mais elevadas na National Institute of Health Stroke Scale (NIHSS), não se tendo estabelecido relação com outras variáveis como a tipologia e localização do AVC.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.