Intervenções de Enfermagem de Reabilitação na Mulher com Disfunção do Pavimento Pélvico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33194/rper.2022.205

Palavras-chave:

Disfunção do Pavimento Pélvico, Enfermagem, Reabilitação, Mulher

Resumo

Introdução: No âmbito das competências definidas para o enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação (EEER), observa-se que este intervém na problemática da mulher com disfunção do pavimento pélvico, uma situação de grande impacto na vida da pessoa. Assim importa compreender quais as intervenções a implementar.

Objetivo: Identificar a evidência científica existente sobre as intervenções de enfermagem de reabilitação na mulher com disfunção do pavimento pélvico.

Método: Realizada uma revisão narrativa da literatura, recorrendo às bases de dados CINAHL e MEDLINE via plataforma EBSCO, complementada por literatura não publicada e manuais de referência.

Resultados e Discussão: A literatura consultada oferece indicações específicas de apreciação da mulher com disfunção do pavimento pélvico, incluindo avaliação inicial, exame físico e instrumentos como a Escala de Oxford Modificada e o Instrumento PERFECT. No âmbito das intervenções identificaram-se as do âmbito comportamental, de fortalecimento da musculatura do pavimento pélvico, técnicas complementares como o biofeedback e a electroestimulação, exercícios abdominais hipopressivos, estratégias de relaxamento e produtos de apoio específicos.

Conclusão: A disfunção do pavimento pélvico na mulher assume-se como uma temática relevante tendo em conta o impacto na qualidade de vida da mesma, ao longo do seu ciclo vital. A enfermagem de reabilitação encontra neste âmbito uma oportunidade de intervenção, validada pelas competências e padrões de qualidade definidas para estes cuidados.

Downloads

Publicado

2022-05-15

Como Citar

1.
da Costa Marques Pinto VL, CABRAL INGLÊS ESQUÍVEL VM. Intervenções de Enfermagem de Reabilitação na Mulher com Disfunção do Pavimento Pélvico. Rev Port Enf Reab [Internet]. 15 de Maio de 2022 [citado 10 de Maio de 2024];5(1):90-6. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rper/article/view/29652