A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO DAS CIÊNCIAS
UM ESTUDO COM ALUNOS DO 5.º ANO DE ESCOLARIDADE
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i1.16103Palavras-chave:
Aprendizagem Cooperativa, Ensino das Ciências, Prática de Ensino Supervisionada., Cooperative learning, Supervised Teaching Practice, Teaching Science.Resumo
O estudo efetuado teve como objetivo investigar se as atividades promotoras de aprendizagem cooperativa desenvolvidas numa turma do 5.º ano de escolaridade, no contexto da prática de ensino supervisionada em Ciências Naturais, influenciaram as suas aprendizagens. Os resultados obtidos revelaram que os alunos conseguiram adquirir conhecimentos e desenvolver competências sociais e cognitivas através do método de aprendizagem cooperativa. Todavia, é necessário preparar cuidadosamente os alunos e desenvolver o trabalho de grupo, não só como mero trabalho em conjunto, mas também como uma fonte de aprendizagens e partilha de conhecimentos entre os pares. No decorrer das atividades detetaram-se dificuldades por parte dos alunos ao nível da organização e funcionamento do grupo. Pensa-se que isto se deveu ao facto de não estarem habituados a trabalhar em grupo, conforme indica a análise das entrevistas. As dificuldades foram amenizando com a interiorização dos papéis atribuídos e os alunos foram modificando o seu comportamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.