MONITORIZAÇÃO DE UM PROJETO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO

Autores

  • José Amendoeira Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Saúde; Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém (UIIPS); Investigador Colaborador do Centro de Investigação e Qualidade de Vida (CIEQV); Unidade de Monitorização de Indicadores de Saúde (UMIS) – Investigador Integrado no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde da Universidade Católica Portuguesa (CIIS/UCP); Portugal
  • Anabela Cândido Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Saúde, Portugal
  • Hélia Dias Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Saúde, Portugal
  • Maria do Carmo Figueiredo Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Saúde, Portugal
  • Rosário Martins UCC Chamusca/Golegã, Portugal
  • Cristina Pinto UCC Chamusca/Golegã, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i2.16126

Palavras-chave:

Alimentação, Educação Alimentar, Investigação-ação, Lanche escolar, Pequeno-almoço.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo divulgar os resultados das estratégias de monitorização da Intervenção realizada no âmbito do projeto Escola Promotora de Saúde - Crescer com peso e medida, integrado na Unidade de Monitorização de Indicadores de Saúde (UMIS).  A população abrangida nesta fase do projeto foram 60 crianças do pré-escolar e 136 alunos de 1ºciclo; após as sessões desenvolvidas, visando o reconhecimento da importância dos alimentos constituintes de um pequeno almoço e lanches saudáveis, desenvolveram-se estratégias de avaliação, numa abordagem metodológica qualitativa com recurso à observação, inquérito por questionário e análise dos desenhos produzidos pelas crianças.

Destaca-se uma apropriação de conhecimentos (pequeno almoço e lanche saudáveis), dissonante dos resultados obtidos com o questionário e observação, focados na constituição diária daquelas refeições preparadas em casa.

Emerge aqui um novo planeamento de intervenções a desenvolver na continuidade da operacionalização do projeto, centradas no contexto familiar e comunitário destas crianças.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Amendoeira, J., Cândido, A., Dias, H., Figueiredo, M. do C., Martins, R., & Pinto, C. (2018). MONITORIZAÇÃO DE UM PROJETO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO. Revista Da UI_IPSantarém, 6(2), 20–28. https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i2.16126

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>