educARTE- Arte, Cultura e Pensamento nas primeiras idades

Autores

  • Gracinda Hamido Instituto Politécnico de Santarém
  • Helena Luís Instituto Politécnico de Santarém
  • Margarida Togtema Instituto Politécnico de Santarém

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19288

Palavras-chave:

Educação Artística, Imaginação em Educação, Desenvolvimento Curricular

Resumo

Apresenta-se uma proposta educativa para o Concelho de Santarém, resultante de dois projetos de investigação/ desenvolvimento curricular em curso na ESE- IPSantarem - o projeto IMAGinE e o Projeto educARTE. Esta proposta visa corresponder à possibilidade de inserir no plano estratégico educativo do Concelho de Santarém uma linha de ação focada na promoção de condições de sucesso educativo para todas as crianças e jovens, através da Educação Estética e Artística e da sua integração nos currículos reais, em contextos formais e não-formais. Ela decorre em parte também de avaliações da experiência do projeto educARTE original (que dá o nome à presente proposta) e que visa a experimentação, estudo e implementação de um modelo de integração curricular da Educação Artística (projeto 2015-2019, ainda em curso no concelho de Abrantes). Esta proposta sustenta-se em três níveis de argumentação: documentos enquadradores regionais, nacionais e internacionais; elementos da realidade educativa observada no Concelho de Santarém; conhecimentos pedagógico-científicos e curriculares

Downloads

Publicado

2020-01-22

Como Citar

Hamido, G., Luís, H., & Togtema, M. (2020). educARTE- Arte, Cultura e Pensamento nas primeiras idades. Revista Da UI_IPSantarém, 7(2), 78–79. https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19288

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)