REFLETINDO EM CUIDADOS CONTINUADOS: O ENFERMEIRO ESPECIALISTA EM ENFERMAGEM COMUNITÁRIA

Autores

  • Marta Rosa Instituto Politécnico de Santarém
  • Celeste Godinho Instituto Politécnico de Santarém
  • Arminda Dinis Matos Centro Hospitalar de Leiria
  • Eduardo Botelho Gil ACES Lezíria, ARSLVT, Portugal
  • Maria José Calado Davita, Portugal
  • Mónica Neves Mendes Centro Hospitalar de Leiria
  • Sandra Maria Bispo ACES Medio Tejo - USF Almonda, Portugal
  • Salomé Gomes Pedrosa Davita, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i1.19892

Palavras-chave:

Aprendizagem, Cuidados continuados, Enfermagem comunitária, Reflexão

Resumo

Numa sociedade em constante mutação, a educação emerge, num paradigma sistémico, como instrumento capaz de construir um sistema de valores, permitindo a aquisição de conhecimentos e capacidades necessárias ao exercício da cidadania.

Neste sentido, perspetivando a evolução do autoconhecimento ao nível do ensino pós-graduado, apresenta-se neste artigo a reflexão crítica, como metodologia utilizada numa unidade curricular de opção em Cuidados Continuados. Ancorada em referenciais, contribui para a construção de competências que possibilitam um exercício profissional assente num agir cada vez mais diferenciado, perspetivando o desenvolvimento de uma prática clínica especializada em Enfermagem Comunitária. Esta estratégia possibilitou perspetivar processos de tomada de decisão em situações complexas em contextos de cuidados continuados, procurando sistematizar novas aprendizagens/ perspetivas de intervenção, equacionando alternativas e opções. Foi valorizada pelos estudantes, mobilizando para a mesma a conceção teórica, por referência ao desenvolvimento do conhecimento em enfermagem, atendendo à diversidade e singularidade dos seus interesses individuais.

Downloads

Publicado

2020-04-12

Como Citar

Rosa, M., Godinho, C., Matos, A. D., Gil, E. B., Calado, M. J., Mendes, M. N., Bispo, S. M., & Pedrosa, S. G. (2020). REFLETINDO EM CUIDADOS CONTINUADOS: O ENFERMEIRO ESPECIALISTA EM ENFERMAGEM COMUNITÁRIA . Revista Da UI_IPSantarém, 8(1), 203–214. https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i1.19892

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)