ENSINAR E APRENDER ATRAVÉS DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (IM): ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NUMA TURMA DO 3.º ANO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Autores

  • Inês Anastácio Instituto Politécnico de Santarém
  • Sónia Seixas Instituto Politécnico de Santarém

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20660

Palavras-chave:

1.º Ciclo do Ensino Básico, aprendizagem significativa, inteligências múltiplas, metodologia multimodal

Resumo

O estudo assenta na caraterização da metodologia multimodal - Teoria das Inteligências Múltiplas (IM) de Howard Gardner (1983) -, e tem como objetivo compreender o seu contributo para a promoção de aprendizagens significativas e diferenciadas segundo as caraterísticas dos alunos. O estudo foi conduzido segundo uma metodologia de investigação-ação, tendo sido implementado numa turma do 3.º ano de escolaridade (24 alunos), tendo o seu design incluído quatro fases: (i) análise da Teoria das IM; (ii) planificação de tarefas e materiais; (iii) dinamização; (iv) avaliação do projeto (através de observação participante e análise documental). Os resultados suportam o contributo da Teoria das IM na construção de uma prática pedagógica diferenciada, na qual as potencialidades dos alunos são colocadas em primeiro plano, promovendo, assim, uma aprendizagem motivante, significativa e contextualizada. As tarefas propostas potenciaram a interação entre alunos e uma exploração mais autónoma. A seleção dos materiais possibilitou a mobilização de diferentes inteligências, tendo sido cumpridos os objetivos previamente definidos.

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Publicado

2020-07-31

Como Citar

Anastácio, I., & Seixas, S. (2020). ENSINAR E APRENDER ATRAVÉS DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (IM): ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NUMA TURMA DO 3.º ANO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO. Revista Da UI_IPSantarém, 8(2), 4–21. https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20660