AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: O USO DE FEEDBACK ESCRITO COM ALUNOS DE 5.º ANO

Autores

  • Ana Sofia Bento Agrupamento das Escola de Samora Correia
  • Neusa Branco Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém. UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i1.16114

Palavras-chave:

Avaliação formativa; Ensino-aprendizagem da Matemática; Feedback escrito.

Resumo

O estudo apresentado neste artigo tem como principal objetivo identificar o contributo da avaliação formativa, com enfoque no feedback escrito pelo professor, para o processo de ensino-aprendizagem de alunos de 5.º ano em Matemática. Os participantes são 45 alunos que realizam tarefas matemáticas em três momentos. Num primeiro momento realizam uma ficha com quatro questões que são avaliadas e comentadas com feedback escrito, orientando os alunos para a sua reformulação e melhoria, no segundo momento. No terceiro momento resolvem uma nova ficha com quatro questões de natureza idêntica. Os resultados revelam a pertinência e eficácia do feedback escrito para a melhoria das aprendizagens relativamente a procedimentos matemáticos e da capacidade de resolução de problemas. Contudo, alguns alunos revelam pouca autonomia na análise do feedback dado, destacando-se a importância de este se tornar uma prática regular na sala de aula.

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

Bento, A. S., & Branco, N. (2018). AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: O USO DE FEEDBACK ESCRITO COM ALUNOS DE 5.º ANO. Revista Da UI_IPSantarém, 6(1), 79–94. https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i1.16114

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