Avaliação nutricional de citrinos em agricultura biológica

Autores

  • I. Domingos
  • M. F. Candeias
  • P. J. Correia
  • M. Pestana

DOI:

https://doi.org/10.19084/rca.15633

Resumo

Neste trabalho apresentam-se alguns resultados preliminares referentes à caracterização e avaliação do estado nutricional de um pomar de laranjeiras (Citrus sinensis (L.) Osb. cv. Valencia Late instalado em agricultura biológica num solo com elevado teor de calcário activo do Centro de Experimentação Agrária de Tavira da Direcção Regional de Agricultura do Algarve.

Com o objectivo de caracterizar o solo do pomar em estudo foram realizadas colheitas de solo a duas profundidades (0-25 e 25-50 cm) e efectuadas diversas determinações, nomeadamente: textura, matéria orgânica, fósforo e potássio assimiláveis, e calcário total e activo. Durante 2 anos (2002 e 2003) foram efectuadas colheitas de flores na plena floração e colheitas de folhas de Abril a Outubro e foi determinada a sua composição mineral (macro e micronutrientes). Nas mesmas datas de amostragem fizeram-se estimativas do teor de clorofila total das folhas através da utilização do aparelho de SPAD-502.

Os resultados são discutidos com base nas variações sazonais dos nutrientes nas folhas e flores e comparados com os valores referenciados para a agricultura convencional.

Foi ainda testada a aplicabilidade de um modelo de diagnóstico nutricional, baseado na análise floral, e estabelecido para citrinos em agricultura convencional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-19

Edição

Secção

Geral