On the Origins of Late Modernity: Environmentalism and the construction of a critical global consciousness
Palavras-chave:
modernidade avançada, ambientalismo, consciência crítica globalResumo
Neste estudo, defende-se que o ambientalismo (environmentalism) como cosmovisão desempenhou um papel central, e por vezes subestimado, na transição entre a primeira fase inicial da modernidade e a assim denominada “modernidade avançada”. Propôe-se que o ambientalismo foi um das primeiras abordagens teóricas que contestou os “grands récits” da primeira modernidade no que toca ao progresso, à historicidade e ao triunfo do Homem sobre a Natureza. Da mesma maneira, estabeleceram-se “récits” alternativos sobre a globalização, a insegurança, o cosmopolitanismo e a autoridade.Downloads
Edição
Secção
Artigo de fundo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).