Identidade, desvio e reputação no grupo de pares
Palavras-chave:
identidade, reputação, grupo de paresResumo
O grupo de pares contribui de uma forma decisiva para o processo de identidade social que constitui, por seu lado, a coluna vertebral do auto-conceito. Assim, todos os processos grupais passam pela conformidade às normas, pelas relações com outros grupos e por uma avaliação positiva ou negativa de si próprios. No caso dos grupos anti-normativos a má reputação poderá ser uma estratégia estereotipada de reestruturação da identidade social quando a auto-estima e o auto-conceito dos indivíduos se encontram ameaçados.Downloads
Edição
Secção
Artigo de fundo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).