Cidadania e Identidade: uma reflexão transnacional (Estudo de caso entre a Polónia e Portugal)

Autores

  • Anna Kosmider Leal Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa; aluna do Doutoramento em Ciências Sociais (especialidade em Antropologia)
  • Mafalda Mendes Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa; aluna do Doutoramento em Ciências Sociais (especialidade em Sociologia)

Palavras-chave:

cidadania, identidade, escola, transnacionalidade

Resumo

Falar de educação em contexto escolar é falar do meio onde a identidade das novas gerações está a ser construído. A Escola funciona pois como um catalisador do ambiente físico, social, familiar e cultural onde os jovens estão imersos: processa valores, ideais e simultaneamente reflecte e influencia a construção da identidade individual. Mas, o que constitui estas identidades? Serão meramente um reflexo do meio envolvente ou mudam de geração para geração e de acordo com a respectiva nacionalidade? A nossa reflexão neste artigo visa clarificar estas questões pertinentes uma vez que é inato a qualquer ser humano o sentimento de pertença a grupos e espaços. A nossa análise incidirá sobre população estudante de dois países europeus, ambos membros da Comunidade Europeia: Polónia e Portugal.

Downloads

Edição

Secção

Artigo de fundo