Os crimes em contexto futebolístico dos membros das claques portuenses e os discursos que os legitimam.
Resumo
Este texto resulta de uma investigação efetuada sobre quatro claques da cidade do Porto e identifica e caracteriza os crimes praticados pelos membros dos grupos estudados. Os discursos de legitimação que eles apresentam para justificar as ações levadas a cabo foram também contemplados neste texto. Os resultados obtidos através do recurso à observação-participante, à realização de entrevistas semi-diretivas e de inquéritos por questionário permitiram refletir sobre a pertinência e as limitações das perspetivas teóricas que foram elaboradas para a compreensão do hooliganismo e das claques de clubes de futebol.
Ficheiros Adicionais
Publicado
2019-01-02
Edição
Secção
Artigo de fundo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).