Reunindo mundos
Algumas considerações sobre a integração da antropologia em projetos colaborativos sobre medicina personalizada
Resumo
Para o antropólogo estudar os efeitos da medicina personalizada (MP) nos cuidados de saúde necessita de captar os modos de saber e de fazer dos experts e analisar os seus reflexos na sociedade. Em termos metodológicos, surgem aqui duas questões: Que características deve ter uma etnografia para captar e descrever os modos de conhecer e fazer dos experts da MP?; Que processos deverão ser dinamizados para analisar o reflexos desses modos na sociedade em geral? O propósito deste artigo é refletir sobre a hipótese de a participação em projetos colaborativos poder fornecer as condições para a realização de tal estudo.
Downloads
Publicado
2019-12-31
Edição
Secção
Artigo de fundo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).