A Etnografia da Comunicação

  • Samuel Mateus Universidade da Madeira Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens
Palavras-chave: antropologia da comunicação/anthropology of communication, etnografia/ethnography, Dell Hymes, etnografia do jornalismo/news ethnography

Resumo

Todo aquele que se dedica a fazer investigação em Ciências Sociais depara-se com a necessidade de uma escolha metodológica favorecendo uma abordagem quantitativa ou uma abordagem qualitativa. A etnografia constitui uma das metodologias de pesquisa empírica que podem ser aplicadas à pesquisa em Ciências da Comunicação.Este artigo apresenta o modo como esta ferramenta metodológica se consolidou no estudo da comunicação, sublinhando as condições contextuais que permitiram o deslocamento desde ao campo da antropologia até ao campo das Ciências da Comunicação. Caracteriza a etnografia da comunicação, desde a sua primeira formulação por Dell Hymes, e descreve, a concluir, como a abordagem etnográfica tem sido aplicada aos estudos jornalísticos, mais especificamente, à investigação empírica em torno da produção noticiosa.

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The one who researches in Social Sciences faces the need for a methodological choice favoring either a quantitative or a qualitative approach. Ethnography is one of empirical research methodologies that can be applied to research in communication sciences.This paper introduces how this methodological instrument has developed itself in the study of communication, emphasizing the contextual conditions that allowed its adaptation from the field of anthropology to the field of communication sciences. We depict the Ethnography of communication since its first formulation by Dell Hymes, and describe, in conclusion, as the ethnographic approach has been applied to journalism studies, more specifically to empirical research around news production.

Biografia do Autor

Samuel Mateus, Universidade da Madeira Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens
Professor de Teoria da Comunicação na Universidade da Madeira. Licenciado, Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Autor de, entre outros, "Publicidade e Consumação nas Sociedades Contemporâneas".
Publicado
2015-11-19
Secção
Artigo de fundo