Conhecimento ancestral e a cosmopolítica da cura nas religiões afro-brasileiras
Resumo
As religiões afro-brasileiras potencializam diversos entes e territórios (orixás, plantas, animais, substâncias e humanos) que constituem seus modos de existência. Seu conhecimento ancestral mobiliza não apenas atributos religiosos, uma vez que a Natureza e o Cosmos irrompem nas suas práticas. Apresentamos duas etnografias, realizadas entre 2011 e 2020 junto a três terreiros, nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul, Brasil. Nesses modos de existência, o conceito de cura extrapola as dimensões biopsicossociais em uma série de procedimentos (limpezas, benzeduras, orações, banhos de ervas, chás, defumações, entre outros) que promovem o restabelecimento da saúde e do bem-estar desses coletivos.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).