Conhecimento ancestral e a cosmopolítica da cura nas religiões afro-brasileiras

Autores

  • João Daniel Dorneles Ramos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jean Filipe Favaro Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Hieda Maria Pagliosa Corona

Resumo

As religiões afro-brasileiras potencializam diversos entes e territórios (orixás, plantas, animais, substâncias e humanos) que constituem seus modos de existência. Seu conhecimento ancestral mobiliza não apenas atributos religiosos, uma vez que a Natureza e o Cosmos irrompem nas suas práticas. Apresentamos duas etnografias, realizadas entre 2011 e 2020 junto a três terreiros, nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul, Brasil. Nesses modos de existência, o conceito de cura extrapola as dimensões biopsicossociais em uma série de procedimentos (limpezas, benzeduras, orações, banhos de ervas, chás, defumações, entre outros) que promovem o restabelecimento da saúde e do bem-estar desses coletivos.

Biografias Autor

João Daniel Dorneles Ramos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cientista Social pela Universidade Federal de Pelotas, Mestre em Sociologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou Estágio de Doutorado Sanduíche no Exterior (2014), junto ao Laboratoire d'Anthropologie  Sociale (LAS), da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris, França, com  supervisão de Philippe Descola. Atualmente, é Pós-Doutorando em Antropologia Social (PPGAS, Bolsa  Jacques Gutwirth - PNPD Capes, 2017 - ), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul,  desempenhando atividades de docência e pesquisa, com a supervisão do professor Dr. Sergio Baptista  da Silva (Núcleo de Antropologia das Sociedades Indígenas e Tradicionais - NIT). Tem experiência,  interesses de pesquisa e docência/atuação nas áreas de Antropologia das Populações Afro-Brasileiras,  Religiões de Matriz Africana, Natureza e Cultura, Antropologia Rural, Saberes e práticas tradicionais de   Cura, Etnologia Indígena, Filosofia da Diferença e Sociologia.

Jean Filipe Favaro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorando em Desenvolvimento Regional (PPGDR-UTFPR), Mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma Universidade. Graduado em Engenharia Florestal.

Hieda Maria Pagliosa Corona

Professora Doutora no Programa de Pós-Gradução em Desenvolvimento Regional. Socióloga.

Downloads

Publicado

2023-07-18

Edição

Secção

Artigo de fundo