A imersão mítica do real
Resumo
Esse artigo pretende discutir a problemática do conceito de mito a partir de um diálogo central entre Marshall Sahlins e os principais nomes da Antropologia que abordaram o tema: Bronislaw Malinowsk, Claude Lévi-Strauss e Mircea Eliade. Feito isto, demonstraremos em que medida uma desconstrução do conceito metafísico de mito indicará o quão imerso na facticidade do real está o mesmo – sendo uma representação, por excelência, de relação como destino e com as angústias quotidianas.
Downloads
Edição
Secção
Artigo de fundo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).