Clones e messianismos extraterrestres
Resumo
O texto analisa, em traços gerais, a recente reaparição de fórmulas messiânicas sob a forma de grupos que deificam entidades tidas como Superiores Desconhecidos de origem extraterrestre. Justifica-se a inserção do movimento Rael no quadro dos “Novos Movimentos Religiosos” adequados ao contexto técnico-científico da civilização contemporânea do tipo ocidental e descreve-se, de passagem, alguns traços sociais dos seus aderentes. O fenómeno do “conctactismo” e o culto fortemente personificado do líder permite atribuir aos Realianos os critérios específicos do Milenarismo.Downloads
Edição
Secção
Artigo breve
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).