Ensaio - Da teologia escatológica à(s) cultura(s) milenarista(s)
Resumo
Da introdução:
Oriundo da área da Teologia, entendi que uma abordagem das relações entre a escatologia cristã e a cultura milenarista poderia constituir um modesto contributo da minha parte para este encontro. Consciente de que o título que dei a este trabalho – da teologia escatológica à cultura milenarista – é demasiado ambicioso para este colóquio,devo pois, e antes de mais, pedir que me relevem o sentimento de frustração que o seu curto desenvolvimento possa provocar. Gostava de prevenir ainda de que não se trata nem de um texto de cariz apologético nem da defesa de uma qualquer tese doutrinária. Trata-se apenas de tentar clarificar as relações de proximidade e de diferença entre uma perspectiva teológica cristã da escatologia, de carácter substantivo, e as expressões culturais de que esta, por vezes, se revestiu. Mesmo tendo em conta que a abordagem de um tema como este nunca é completamente separável da identidade cultural e religiosa de quem a faz, é apenas dentro desse quadro relacional que tentarei situar-me.
Downloads
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).