Contributos da educação intercultural na construção de uma sociedade pluralista e democrática numa perspectiva comparada – Portugal e Espanha
Resumo
No momento que hoje vivemos, a problemática das relações interculturais apresenta-se-nos de uma forma particularmente intensa. O projecto europeu desenvolve-se e aprofunda-se, o fenómeno dos nacionalismos propaga-se por toda a Europa, tornando por demais evidentes todas as idiossincrasias nacionais e multiplicidades culturais. Paralelamente verificamos fenómenos de deslocação de populações em larga escala e particularmente em Portugal e Espanha, tradicionais países de emigração, nestes últimos anos somos confrontados com vagas massivas de imigrantes quer de países africanos e sul-americanos, quer mais recentemente do leste europeu.
A imigração na Península Ibérica é presentemente uma realidade inelutável especialmente se considerarmos a quantidade e a diversidade de origens dos imigrantes.
A melhoria das condições de vida após os primeiros anos de imigração e os programas de reagrupamento familiar levam a que nos últimos anos o número de crianças imigrantes tenha aumentado quer no sistema educativo português quer no espanhol. Este facto por si só poderá explicar a necessidade crescente de criar espaços na escola para a educação intercultural, uma vez que esta surge como local privilegiado de socialização e aquisição da própria cultura e simultaneamente como forma de interacção comunicante com a cultura do «outro».
Neste contexto procuraremos efectuar uma análise da situação em que se encontra a educação intercultural em Espanha e Portugal, enraizando-a na educação para a cidadania, tentando assim encontrar pontos comuns de actuação e simultaneamente aprender com as experiências realizadas em ambos os países, contribuindo para a construção de uma sociedade verdadeiramente multicultural.
Downloads
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).