Travels to an ancestral past: on diasporic tourism, embodied memory, and identity
Resumo
Este artigo explora o ‘turismo de raízes’ como uma prática identitária diaspórica. A partir de relatos de viagens feitas por membros de várias populações diaspóricas, mostro como o prestar atenção à experiência individual do turista revela uma ênfase subjectiva no corpo sensível como um componente-chave do ‘regresso’ turístico às terras ancestrais. Através de uma participação total dos sentidos com o contexto físico que os rodeia, os viajantes levam a cabo práticas comemorativas que os unem, somática e imaginativamente, com os seus antepassados, e, deste modo, ultrapassam a ruptura diaspórica de passado e presente, antepassados e Eu, terra de origem e exílio.Downloads
Edição
Secção
Artigo de fundo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).