Education as a site of political struggle in Sierra Leone
Resumo
Este artigo analisa o caso de uma escola secundária pública em Serra Leoa colonial, perspectivando-a no âmbito das lutas políticas relativas à educação e ao conhecimento, ao poder e à identidnde nos seus sentidos amplos. A "Bo School" foi instituída como uma escola para filhos de chefes indígenas, com a intenção de criar chefias mais "modernas" e cooperativas com o domínio indirecto britânico. Entretanto, os participates reformularam a escola para atender aos seus próprios objetivos estratégicos. Este ensaio problematiza a noção simplista de escola como um aparelho manipulável de transferência de habilidades e de conhecimento, situando assim a instituição histórica e políticamente no âmbito das práticas quotidianas. Fazem-se ainda ligações com o presente de guerra civil da região.Downloads
Edição
Secção
Artigo breve
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).