Reunidos na universidade: projetos nacionais, alteridade e as mediações da antropologia

Autores

Resumo

O encontro de docentes com a diversidade cultural dos estudantes passou a ser uma experiência comum nas salas de aula a partir das políticas de democratização do acesso às universidades no Brasil nas primeiras décadas do século XXI. Este artigo apresenta “pontos de contato” com essa diversidade no contexto de uma instituição criada sob as orientações da cooperação internacional acadêmica Sul-Sul. Por meio da descrição de situações vividas em atividades docentes, procura-se uma reflexão sobre os processos de construção identitária promovidos por agenciamentos associados à formação de fronteiras étnicas e nacionais. A antropologia emerge como mediadora desse encontro no registro da vivência que articula teoria às situações pós-coloniais encontradas nas relações de ensino ao encontrar espaços-problema interdisciplinares, valores comuns no contexto de estruturas administrativas, bem como uma aproximação sensível com a história partilhada pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Downloads

Publicado

2023-07-13

Edição

Secção

Artigos