Efeito de tratamentos fitossanitários na produção de cultivares de batateira (Solanum tuberosum L.) no planalto do Huambo (Angola)

Autores

  • Imaculada da Conceição Henriques
  • Ana Monteiro
  • Ilídio Moreira

DOI:

https://doi.org/10.19084/rca.15737

Resumo

Relatam-se ensaios realizados, no ano agrícola 2004/5, em blocos casualizados completos com parcelas subdivididas no tempo, para estudo do comportamento de 3 cultivares de batata-semente importada – Diamant, Romano, Picasso – e 3 cultivares regionais – Tchigembo, Kanjangala, Boa nova regional –, plantadas em duas datas (Outubro e Fevereiro) da época das chuvas e numa terceira data (Junho), na época seca, praticada em regadio. Os ensaios foram repetidos em três locais da Província do Huambo – Bailundo, Chianga e Calenga – distanciados de cerca de 50 km. Em todas as épocas e cultivares aplicaram-se, ou não, produtos fitofarmacêuticos, fungicida (mancozebe + metalaxil-M) nas duas primeiras épocas, para combate do míldio (Phytophthora infestans) e insecticida (lambda-cihalotrina) na terceira data de plantação, para controlo de afídios (Myzus persicae).

Avaliaram-se o número e peso dos tubérculos, total e com valor comercial (Ø > 25 mm), a incidência e a severidade do míldio e dos afídios e o período vegetativo da batateira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-25

Edição

Secção

Geral