Tecnologia GNSS de baixo custo na monitorização de ovinos em pastoreio

Autores

  • Elvira Sales-Baptista
  • Maria Isabel Ferraz-de-Oliveira
  • Margarida Brandão dos Santos
  • José António Lopes de Castro
  • Alfredo Pereira
  • José R. Marques da Silva
  • João Serrano

DOI:

https://doi.org/10.19084/RCA15147

Resumo

As pastagens naturais e biodiversas que suportam a pecuária extensiva são caracterizadas por marcada variação da biomassa das espécies botânicas presentes, e do seu estado fenológico ao longo das estações do ano. Nestas circunstâncias, a utilização do alimento e a ocupação do espaço da pastagem podem ser muito heterogéneas devido, entre outras causas, ao comportamento de pastoreio dos ruminantes. Uma gestão eficiente do pastoreio exige conhecimento sobre o mecanismo de ajuste do comportamento de pastoreio à pastagem. Embora exista tecnologia GNSS que possibilita a monitorização do comportamento de pastoreio, o seu custo de aquisição é elevado, limitando a sua aplicação a ensaios científicos.

O presente trabalho revê os princípios que permitem a aplicação desta tecnologia e tem por objectivo estudar a utilização de recetores GNSS comerciais de baixo custo ("commercial of the shelf – COTS: CatTrackTM). Foram utilizados seis recetores, durante seis períodos de recolha de dados, ao longo de dois meses de pastoreio contínuo de uma pastagem natural tendo sido a exactidão dos recetores de 14m e de 40m em testes estáticos e dinâmicos, respectivamente, a precisão de 3m e a fiabilidade de 80%.

O equipamento testado permitiu diferenciar as actividades dos animais (pastoreio, repouso e trânsito), determinar a localização de ovinos em pastoreio, e caracterizar padrões, percursos e zonas preferenciais. Conclui-se que o equipamento COTS apresenta uma elevada relação qualidade/preço, pelo que pode vir a ser uma ferramenta importante para suporte das decisões que são essenciais a um maneio mais preciso da pastagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-01-06

Edição

Secção

Geral