Trichoderma na promoção do desenvolvimento de plantas de Paspalum regnellii Mez

Autores

  • Gabriel Streck Bortolin Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Maria Medianeira Saccol Wiethan Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Rosana Taschetto Vey Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • João Carlos Pinto Oliveira Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Centro de Pesquisa de Pecuária dos Campos Sul Brasileiros (Embrapa CPPSul)
  • Mauricio Marini Köpp Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Centro de Pesquisa de Pecuária dos Campos Sul Brasileiros (Embrapa CPPSul)
  • Antonio Carlos Ferreira da Silva Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.19084/RCA18114

Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar a capacidade de Trichoderma harzianum em promover a emergência e o desenvolvimento de plantas na fase vegetativa de Paspalum regnellii. Para este estudo, usou-se como fonte do agente biológico trichoderma o isolado ESALQ 1306 em crescentes concentrações de conídios viáveis kg-1 de semente. As avaliações, divididas em dois ensaios, foram conduzidas em estufa de campo. Na primeira etapa avaliou-se a emergência das plântulas até o 27º dia após a sementeira, bem como o desenvolvimento inicial das plantas através da avaliação da parte aérea e também das principais características radiculares. Na segunda etapa, verificou-se o desenvolvimento das plantas através da avaliação de morfogênese e da determinação do peso seco da parte aérea. Os resultados obtidos mostraram que o desenvolvimento da parte aérea e do sistema radicular de P. regnellii foi superior quando empregadas as concentrações de 20,0 e 30,0x109 conídios viáveis de T. harzianum kg-1 de semente em comparaçãoao tratamento testemunha. Sob as condições dos ensaios, não houve influência das concentrações de T. harzianum sobre a emergência de plântulas de P. regnellii.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-02-08

Edição

Secção

Geral