AS CRIANÇAS E A EXPOSIÇÃO AOS MEDIA

Authors

  • Cláudia Patraquim
  • Sara Ferreira
  • Hélder Martins
  • Paula Gomes
  • Helena Mourão
  • Sofia Martins

DOI:

https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v24.i0.9430

Abstract

Introdução: As crianças passam várias horas a ver televisão (TV), jogar jogos de vídeo e navegar na internet. Os benefícios dos media são vastos, mas existem potenciais riscos, pelo que há recomendações específicas sobre esta matéria.

Objetivo: Conhecer a situação de uma amostra de crianças portuguesas quanto à sua exposição aos media.

Metodologia: Estudo transversal, observacional e analítico, selecionando uma amostra de conveniência na Consulta de Saúde Infantil e Juvenil de uma Unidade de Saúde Familiar. Recolhemos os dados através de um questionário aos pais de crianças entre 4 meses (M) e 18 anos (A). Excluímos dados insuficientes.

Resultados: Incluímos 126 inquéritos, realizados a pais de crianças entre 4M-18A, média de idades 85±59M, 56% sexo masculino. Uma percentagem significativa das crianças foi exposta a mais de 2horas (h) por dia, à semana e fim-de-semana respetivamente, de TV (16% vs. 50%), computador (10% vs. 22%) e jogos de vídeo (6% vs. 16%). Um número considerável de crianças com menos de 2A (n=6-21% vs. n=9-32%) vê ≥1h de TV por dia à semana e fim-de-semana, respetivamente. Referiram utilizar a TV ligada ou tablet às refeições 69%. Uma percentagem considerável têm TV (62%), computador (34%) e jogos de vídeo (21%) no quarto, o que se associou a uma maior utilização desses dispositivos (p70% revelaram preocupação com a vigilância do conteúdo visionado. Para decidir se um programa de TV ou jogo de vídeo é adequado 26% e 48%, respetivamente, aplicam a classificação atribuída ao mesmo. Em relação às recomendações de exposição para crianças com idade inferior e superior a 2A, 37% e 90% dos pais, respetivamente, responderam corretamente.

Conclusão: A exposição aos media é cada vez maior e ocorre em idades cada vez mais precoces. O Pediatra deve incorporar perguntas relativas aos media nas consultas, permitindo focalizar-se em pontos de preocupação como o tempo de exposição, o seu uso no quarto e refeições e aconselhar os pais, que no nosso estudo pareceram estar mais sensibilizados acerca desta temática.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-07-07

How to Cite

1.
Patraquim C, Ferreira S, Martins H, Gomes P, Mourão H, Martins S. AS CRIANÇAS E A EXPOSIÇÃO AOS MEDIA. REVNEC [Internet]. 2016Jul.7 [cited 2022Jul.5];24:S11. Available from: https://revistas.rcaap.pt/nascercrescer/article/view/9430

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>