O SARC – Serviço de Alojamento de Revistas Científicas foi criado para desenvolver a publicação online de revistas científicas em Portugal, facilitando a gestão de revistas científicas e apoiando nas melhores práticas. O serviço assenta na plataforma de publicação e gestão de publicações OJS – Open Journal System, um sistema open source com uma ampla comunidade de utilizadores e forte impacto no domínio open access.

Este serviço disponibilizado no âmbito do projeto RCAAP é fornecido em SaaS (Software as a Service) e são desenvolvidas todas as atividades de atualização, monitorização, backups, segurança.

Além dos aspetos técnicos, o serviço disponibiliza ainda um serviço de apoio ao editor da revista, assim como a formação necessária à utilização do sistema.

Existem periodicamente candidaturas para o serviço SARC, acompanhe as notícias no website e blog do RCAAP"

Revistas

  • Acta Pediátrica Portuguesa

    A APP é uma revista científica dirigida essencialmente a pediatras (vertente médico-cirúrgica) e a médicos em formação pós-graduada, podendo os respectivos conteúdos interessar a outros médicos e profissionais devotados à saúde da criança e adolescente inseridos no respectivo meio familiar e social. A APP funciona na modalidade de revisão prévia dos textos submetidos ao corpo editorial por colegas peritos em anonimato mútuo (peer review).
  • Acta Radiológica Portuguesa

    A Acta Radiológica Portuguesa (ARP), é a revista científica  oficial da Sociedade Portuguesa de Radiologia e Medicina Nuclear (SPRMN)

  • Antropológicas

    A revista Antropológicas é um espaço de diálogo científico e cultural entre diversos discursos das Ciências Sociais, tendo a Antropologia como âncora e o comportamento humano como objeto.
  • Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemática

    O Boletim é uma publicação da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), com dois números publicados em cada ano, dirigida a todos os que se interessam pela matemática. Constitui um espaço diversificado de informação, que promove a circulação de ideias e opiniões, bem como a troca de experiências entre os que ensinam, investigam ou aplicam a Matemática. O Boletim publica essencialmente artigos não especializados com relevância para a investigação em matemática.

     

  • Cadernos de Estudos Africanos

     

    ## REVISTA EM DESENVOLVIMENTO ##

    A revista Cadernos de Estudos Africanos é uma publicação científica e académica do Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IUL) especializada em temáticas africanas. Os artigos, tanto baseados em trabalho de campo como em elaboração teórica, norteiam-se pelos contributos significativos que aportam aos estudos sobre África e as diásporas africanas. Os Cadernos estão abertos à comunidade científica nacional e internacional que se debruça sobre o continente, particularmente nas áreas das Ciências Sociais e Humanas, apostando na internacionalização e na inter e multidisciplinaridade.
  • Estudos de Conservação e Restauro

    A revista ecr visa difundir o trabalho científico que tem vindo a ser desenvolvido na área da conservação e restauro de bens culturais. Esta publicação pretende ser uma plataforma para investigadores e profissionais, abrangendo não apenas aqueles que se encontram vinculados à Universidade Católica Portuguesa e ao Centro de Investigação da Escola das Artes (CITAR), mas também especialistas de outros centros nacionais e internacionais.

    A Conservação e Restauro é um domínio epistemológico de implementação recente no quadro académico nacional, mas que tende a consolidar-se graças ao incremento da investigação produzida por um número crescente de jovens investigadores e profissionais do ramo.

    A conservação e as intervenções no património cultural implicam estudos em campos, que embora muito diversificados são complementares. Assim, destacam-se os estudos artísticos e históricos em paralelo com a investigação no domínio dos materiais e das tecnologias utilizados na criação dos objectos e obras. Deste modo, enquadram-se nos objectivos da revista tanto as intervenções de conservação e restauro propriamente ditas, quando pautadas por carácter inovador, bem como as investigações em torno dos materiais constituintes dos bens culturais e as técnicas específicas relacionadas com os tratamentos de restauro, sua caracterização e história. Serão ainda âmbito desta revista os estudos de reflexão teórica ou de aplicação prática que tenham por finalidade a conservação e restauro em todos os seus múltiplos aspectos, como é o caso da análise da teoria, história e deontologia.

  • Finisterra

    ATENÇÃO: Novas regras - Dimensão dos manuscritos


    A Finisterra, editada desde 1966 pelo Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (CEG, Universidade de Lisboa), é a mais antiga e uma das principais revistas portuguesas de Geografia. Publica textos inéditos dedicados à investigação em diversas vertentes da Geografia física e humana, Recursos e Riscos ambientais, Planeamento regional e local, Ordenamento do território, Desenvolvimento regional e local, Sistemas de Informação Geográfica, entre outros. Enquanto plataforma privilegiada para jovens e investigadores seniores, bem como estudantes universitários e planeadores, publica em língua Portuguesa, assim como em Inglês, Francês e Espanhol. Na Finisterra, em cada artigo, estão incluídos o título, resumo, palavras-chave, títulos de figuras e quadros em pelo menos dois idiomas. O controlo de qualidade dos manuscritos submetidos é efectuado através de um/a editor/a, um conselho editorial e de uma dupla arbitragem por pares. Desde 2016 é publicada 3 vezes por ano. A Finisterra encontra-se indexada nas seguintes plataformas científicas: European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences (ERIH PLUS); Emerging Sources Citation Index (ESCI); DOAJ - Directory of Open Access Journals; Dialnet; EBSCO - Academic Search Complete; Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal; REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico; SciELO Scientific Electronic Library; SciELO Citation Index (ISI-Thomson Reuters); SCImago/SCOPUS; Sherpa/ROMEO – Journals database, WebQualis (Capes)

    ACEDA AO NOVO SITE

  • História da Arte

    Revista académica de teoria e história da Arte portuguesa e suas articulações internacionais. Destina-se à comunidade científica e académica, incluindo professores, investigadores e estudantes. Cada Número da RHA é temático, abordando assuntos originais. No entanto, cada número dispões de secções abertas a outros domínios temáticos: Recensões, Varia e Notícias.
  • Interacções

    A revista «Interacções» publica artigos inéditos sobre cultura e ciência perspectivadas na sua relação com a educação. Pretende constituir um espaço privilegiado de interacção entre diferentes áreas de conhecimento e diferentes correntes de opinião.

    Trata-se de uma revista em formato electrónico de acesso livre, organizada sequencialmente por Número e que é publicada três vezes por ano. Cada número, coordenado por Editores convidados pela Direcção da revista, centra-se num tema distinto e pode incluir: a) trabalhos de investigação; b) reflexões críticas sobre políticas culturais, científicas e/ou educativas; c) revisões críticas de literatura; d) reflexões críticas sobre inovações educativas e experiências pedagógicas; e) comentários críticos sobre artigos publicados na própria revista. Os textos podem ser apresentados em português (de Portugal ou do Brasil), espanhol, inglês ou francês.

  • Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health




    • Millenium –Journal of Education, Technologies and Health, é uma revista científica com revisão por pares, propriedade do Instituto Politécnico de Viseu (IPV). É editada pelo Instituto Politécnico de Viseu e sediada no Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde (CI&DETS), Unidade de I&D, tem publicação periódica quadrimestral (ocorrendo edições especiais suplementares, sempre que tal se considerar oportuno), sendo disponibilizada em formato eletrónico cujo acesso é público e gratuito. Tem uma extensão internacional e é publicada em formato bilingue sendo obrigatória a versão em inglês.


  • Motricidade

    A revista Motricidade (ISSN 1646-107X, eISSN 2182-2972) é uma publicação científica trimestral, propriedade das Edições Desafio Singular. A política editorial da revista visa contribuir para o desenvolvimento e disseminação do conhecimento científico de caráter teórico e empírico nas áreas científicas do desporto, psicologia e desenvolvimento humano, e saúde, adotando sempre que possível uma natureza interdisciplinar. São considerados para publicação artigos originais e artigos de revisão, realizados com rigor metodológico e que possam contribuir para o desenvolvimento destas áreas científicas ou promover o debate internacional em torno destas temáticas.

    Atualmente, está incluída em algumas das mais importantes bases internacionais de indexação e de resumos, como é o caso da ISI Web of Knowledge/Scielo Citation Index (Thomson Reuters), Elsevier (SCOPUS, EMCare), SCImago (SJR: Medicine, Health Professions), PsycINFO, IndexCopernicus, Scielo, CABI, Qualis, SPORTDiscus, EBSCO, CINAHL, Proquest, DOAJ, Redalyc, Latindex, Gale/Cengage Learning, SIIC Databases, BVS ePORTUGUESe, SHERPA/RoMEO, OCLC, Hinari/WHO, Swets Information Services, entre outras.

    A revista Motricidade subscreve os requisitos propostos pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) e pela American Psychological Association (APA), para a apresentação de artigos científicos a revistas com arbitragem científica.

  • NASCER E CRESCER - BIRTH AND GROWTH MEDICAL JOURNAL

    A Revista NASCER E CRESCER - BIRTH AND GROWTH MEDICAL JOURNAL, dirige-se a todos os profissionais de saúde e à comunidade científica em geral com interesse na área da Saúde Materno Fetal, Neonatal e Pediátrica. Tem como principais objetivos a difusão de informação científica, rigorosa, atualizada e a promoção da investigação,sendo o seu conteúdo composto por artigos originais, artigos de revisão, casos clínicos, artigos de opinião e resumos de apresentações em eventos científicos.

  • PROELIUM

    A PROELIUM é uma revista de divulgação científica para todos os investigadores (autores) nacionais e internacionais submeterem comunicações e trabalhos de investigação originais.

    A PROELIUM caracteriza-se por uma revista de “banda larga”, e aceita comunicações e trabalhos de investigação originais das diferentes áreas científicas que possam contribuir para a Defesa e Segurança de uma forma geral.

  • Psilogos

    A revista Psilogos tem por objectivo contribuir para a formação técnico-científica nos diversos domínios da saúde mental. De frequência semestral e regime open-access, publica editoriais, artigos originais, artigos de revisão, assim como casos clínicos pertinentes, resumos críticos de livros ou outros trabalhos com interesse para a área da Saúde Mental. A cada dois anos publica ainda as actas do Simpósio organizado pelo Serviço de Psiquiatria do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, EPE. Psilogos (eISSN: 2182-3146; ISSN: 1646-091X).

     

  • Revista Jurídica Portucalense/Portucalense Law Journal

     

     

    • A Revista Portucalense encontra-se indexada na CrossRef.

    DOI da Revista Jurídica: http://dx.doi.org/10.21788/issn.2183-5705

    DOI da Revista Jurídica n.º 19: http://dx.doi.org/10.21788/issn.2183-5705(19)2016

    DOI da Revista Jurídica n.º 20: http://dx.doi.org/10.21788/issn.2183-5705(20)2016


    CHAMADA DE ARTIGOS/ CALL FOR PAPERS

    A Revista Jurídica Portucalense (RJP) / Portucalense Law Journal (PLJ) é editada semestralmente, em formato digital em open acess.

    No sentido do enriquecimento ininterrupto dos seus conteúdos e da divulgação do pensamento jurídico, a Universidade Portucalense, a Revista Jurídica Portucalense e o Instituto Jurídico Portucalense vêm convocar o contributo da comunidade científica em todas as áreas do Direito. Para tanto, poderá proceder à submissão de trabalhos originais, que, após avaliação e aprovação por uma comissão de pares por meio do método internacional blind peer review, serão publicados na secção “Investigação Científica”.

    Prazos de submissão:

    A TODO O TEMPO, PARA O  NÚMERO  22

    Links úteis:

    1 - Regulamento e normas para a publicação de artigos

    2- Manual – Registo de um novo utilizador

    3- Manual – Submissão de um novo artigo

    4- Modelo de artigos: http://siupt.uportu.pt/content/files/dd/revista/modelo_rjp_2013_2014_1.doc

    Na expectativa dos Vossos contributos, saudações cordiais.

    A Diretora, Maria Manuela D. M. Magalhães Silva

    A Editora Geral, Mónica Romano e Martinez Leite de Campos

  • Revista Portuguesa de Educação

    A Revista Portuguesa de Educação (RPE) é uma edição semestral do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho (UM).


    A revista tem como objetivos:
    a) Difundir conhecimento original e atual no âmbito das Ciências da Educação ou que para estas constituam contributo relevante.

    b) Fomentar e facilitar o desenvolvimento de redes científicas nacionais e internacionais, capazes de contribuir para o avanço do conhecimento no âmbito das Ciências da Educação.

  • Revista UIIPS

    A Revista da UIIPS (ISSN 2182-9608), propriedade da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, é uma publicação periódica eletrónica (cinco números por ano) com vista à divulgação das atividades de investigação, pesquisa, ensaio e análise, desenvolvidas pela comunidade académica das cinco Escolas Superiores que constituem este Instituto. Esta revista pretende corporizar, primordialmente, as dimensões de natureza técnico-científica e cultural, enquanto instrumentos de concretização da missão de desenvolvimento e investigação do IPS.

    Atualmente está incluída em algumas bases internacionais de indexação como é o caso da Latindex e EBSCO.

  • Sinais de Cena

    A revista Sinais de cena foi fundada em 2004 por Carlos Porto, Luiz Francisco Rebello, Paulo Eduardo Carvalho e Maria Helena Serôdio, que a dirigiu até 2014. Durante esses dez anos, manteve uma periodicidade semestral (Junho e Dezembro). Até ao número 10 (Dezembro de 2008), foi editada pela Campo das Letras. A publicação dos números 11 (Junho de 2009) a 22 (Dezembro de 2014) esteve a cargo da Húmus. A presente série II teve início em Junho de 2016, sob a chancela das edições Orfeu Negro.