TUMEFAÇÃO CRANIANA DE NOVO – UM DESAFIO DIAGÓSTICO

Authors

  • Ana Maria Ferreira
  • Joana Silva
  • Virgínia Monteiro
  • Susana Tavares
  • Ricardo Araújo
  • Cristina Rocha

DOI:

https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v24.i0.9445

Abstract

Introdução: A coleção líquida subaponevrótica é uma tume- fação craniana, benigna, que surge semanas após o nascimen- to, decorrente provavelmente de um parto traumático. O diag- nóstico é desafiante uma vez que há poucos casos descritos na literatura. O tratamento recomendado é conservador, já que na maioria dos casos há resolução espontânea.

Caso Clínico: Descreve-se um caso de uma lactente de 2 meses com antecedentes de parto distócico por ventosa e de um cefalohematoma occipitoparietal direito com reabsorção es- pontânea no período neonatal. Observou-se, de novo e com 6 dias de evolução, uma tumefação occipitoparietal direita com 5-6 cm de maior diâmetro, de volume oscilante, consistência mole, móvel nos planos superficiais, transluzente, indolor e sem si- nais inflamatórios, permanecendo a criança clinicamente bem. O estudo analítico, radiografia do crânio e ecografia transfon- tanelar não tinham alterações de relevo. A ecografia de partes moles mostrou uma coleção líquida, sugerindo a possibilidade de um cefalohematoma. Foi feita punção aspirativa com saída de líquido sero-hemático, sem qualquer crescimento bacteriano. Ponderando-se a possibilidade de uma malformação congénita foi realizado RMN CE que evidenciou uma coleção liquida subga- leal. Após revisão da literatura, o diagnóstico de coleção liquida subaponevrótica revelou-se o mais provável e o tratamento tem sido conservador.

Comentários: Apesar do impacto da sua apresentação clí- nica, trata-se de uma entidade benigna, pouco descrita na lite- ratura, sendo por isso fundamental que os prestadores de cui- dados de saúde estejam aptos para um diagnóstico imediato e um acompanhamento adequado, que passa por medidas de vigilância até à completa resolução ao fim de algumas semanas.

Published

2016-07-07

How to Cite

Ferreira, A. M., Silva, J., Monteiro, V., Tavares, S., Araújo, R., & Rocha, C. (2016). TUMEFAÇÃO CRANIANA DE NOVO – UM DESAFIO DIAGÓSTICO. NASCER E CRESCER - BIRTH AND GROWTH MEDICAL JOURNAL, 24, S17. https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v24.i0.9445

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>