HIPERTIROIDISMO - UMA APRESENTAÇÃO POUCO TÍPICA

  • Filipa Raposo
  • Raquel Oliveira
  • Catarina Valpaços
  • Virgínia Sampaio
  • Teresa Bernardo
  • Suzana Figueiredo
  • Hugo Rodrigues

Abstract

Introdução: O hipertiroidismo é raro em idade pediátrica e a sua incidência aumenta na puberdade. É mais frequente no sexo feminino (5:1). A Doença de Graves é responsável por 90% dos casos de hipertiroidismo na criança e resulta de anticorpos contra o receptor da TSH.

Caso Clínico: Adolescente de 17 anos de idade, sexo feminino, sem antecedentes pessoais e familiares de relevo. Observada no SU por aumento ponderal de 6 kg em 6 meses, aumento do perímetro abdominal, edemas (palpebrais, mãos e pés) e dejecções moles com um mês de evolução. Referido também labilidade emocional, sonolência, episódios de taquicardia e sensação de calor excessivo. Ao exame objectivo apresentava-se com bom estado geral, apirética, taquicárdica (FC:125bpm), tirói- de palpável e com edema das pálpebras, mãos e pés. A auscultação cardíaca era normal e não apresentava outras alterações dignas de registo. No estudo analítico realizado no SU apresentava TSH <0.010µUI/mL (0.6-4.9), T4 livre 2.70ng/dL (0.59-2.45) e T3 livre > 30 pg/mL (1.71-3.71), restantes resultados sem alterações. A ecografia tiroideia evidenciou tiróide com aspecto glo- boso e proeminente e parênquima com ecotextura heterogénea. Iniciou medicação com tiamazol e propanolol e posteriormente foi confirmado o diagnóstico de doença de Graves.

Comentários: O diagnóstico de hipertiroidismo é feito pelo doseamento dos valores da função tiroideia (TSH, T3 e T4 li- vres). A maioria dos sinais e sintomas que motivam a observação destes doentes correspondem as manifestações clínicas típicas de hipertiroidismo. Neste caso clínico, o facto de a adolescente apresentar aumento ponderal, edemas não só das pálpebras e a sonolência excessiva levantou algumas dúvidas em relação ao diagnóstico. Pretendemos com este caso alertar para uma apresentação atípica de hipertiroidismo.

.

Published
2016-07-07