EDEMA HEMORRÁGICO AGUDO DA INFÂNCIA – CASO CLÍNICO

  • Filipa Raposo
  • Marina Pinheiro
  • Ana Isabel Sequeira
  • Mariana Branco
  • Sérgio Mendanha

Abstract

Introdução: O Edema Hemorrágico Agudo da Infância (EHAI) é uma vasculite leucocitoclástica, que ocorre tipicamente entre os 4 meses e os 2 anos de idade. Caracteriza-se por lesões purpúricas exuberantes localizadas na face, pavilhões auriculares e membros, bem como edema das extremidades. A exuberância das lesões cutâneas contrasta com o bom estado geral da criança e curso benigno da doença.

Caso Clínico: Criança de 23 meses de idade, sexo masculino, caucasiano e sem antecedentes pessoais relevantes. Observado pelo Pediatra assistente por tosse, rinorreia, rouquidão e febre com três dias de evolução. Ao exame objetivo estava apirético, com bom estado geral, apresentava edema das mãos e dos pés e na face, pavilhões auriculares e nos membros inferiores tinha lesões purpúricas, simetricas, confluentes, com cerca de 3 a 5 cm de diâmetro, não pruriginosas. Os exames complementares de diagnóstico realizados, incluindo hemocultura e serologias (CMV, EBV, Mycoplasma, Herpes virus e Parvovirus B19) estavam dentro da normalidade/negativos, excepto a Pro- teina C reativa que era de 8,5 mg/dl e a VS de 22 mm à 1ª hora. Verificou-se resolução total das lesões cutâneas em 15 dias e normalização da temperatura em 5 dias.

Comentários: No caso clínico apresentado, a idade da criança, a associação a infecção das vias aéreas superiores, a distribuição e dimensões das lesões cutâneas, a apresentação aparatosa sem grande repercussão sobre o estado geral, a normalidade dos ECD e a curso auto-limitado sem sequelas, sugeriram o diagnóstico de EHAI. Os autores pretendem com este caso alertar para uma patologia rara, que deverá ser considerada como diagnóstico diferencial numa criança febril com exantema petequial/purpúrico e edemas das extremidades.

Published
2016-07-07
How to Cite
Raposo, F., Pinheiro, M., Sequeira, A. I., Branco, M., & Mendanha, S. (2016). EDEMA HEMORRÁGICO AGUDO DA INFÂNCIA – CASO CLÍNICO. NASCER E CRESCER - BIRTH AND GROWTH MEDICAL JOURNAL, 24, S21. https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v24.i0.9455

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>