A IMPORTÂNCIA DO EXAME FÍSICO COMPLETO NA CRIANÇA!

Authors

  • Benedita Bianchi de Aguiar
  • Teresa Oliveira
  • Sónia Aires
  • Lúcia Gomes
  • Miguel Costa

DOI:

https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v24.i0.9635

Abstract

Introdução: Ao longo da evolução da medicina tem sido constante a importância da realização de um exame físico com- pleto e regular aquando da avaliação de uma criança, assim como a sua comparação com os padrões de crescimento esta- belecidos como normais.

Caso Clínico: Adolescente de 13 anos, sexo masculino, en- caminhado para a consulta externa de Nutrição Pediátrica por obesidade (Peso 96.8Kg, Altura 186cm). Aquando da avaliação durante a primeira consulta foi detetado um atraso no desenvol- vimento gonadal, com volume testicular de 5mm3. Perante o atraso pubertário apresentado foi encaminhado para a consulta externa de Pediatria/Endocrinologia, tendo sido realizado estudo analítico e posteriormente estudo genético, tendo sido efetuado o diagnóstico de Síndrome de Klinefelter.

Comentários: A exposição desde caso clinico pretende real- çar a importância da realização do exame físico completo e em particular a deteção precoce de um síndrome como o de Kline- felter, antecipando possíveis atrasos a nível da fala e comporta- mentais assim como possibilitar acesso a terapêutica hormonal de subsitiuição atempada.

Published

2016-07-07

How to Cite

de Aguiar, B. B., Oliveira, T., Aires, S., Gomes, L., & Costa, M. (2016). A IMPORTÂNCIA DO EXAME FÍSICO COMPLETO NA CRIANÇA!. NASCER E CRESCER - BIRTH AND GROWTH MEDICAL JOURNAL, 24, S28. https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v24.i0.9635

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>