DOENÇA DE SORO-LIKE – A PROPÓSITO DE 3 CASOS
DOI:
https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v24.i0.9646Abstract
Introdução: A doença soro-like é uma patologia rara, cuja fisiopatologia ainda não se encontra estabelecida e que ocorre mais frequentemente em idade pediátrica. O diagnóstico é essencialmente clínico, sendo determinado pela relação temporal entre a ingestão do fármaco e o aparecimento da sintomatologia (1-3 semanas), classicamente composta por febre, lesões cutâneas e artralgias. Geralmente o estudo laboratorial plasmático e urinário não apresentam alterações. Para o seu diagnóstico devem ser excluídas outras patologias, por exemplo a doença de Kawasaki, o lúpus eritematoso sistémico e a vasculite urticariforme.
Descrição dos casos: Apresentam-se 3 casos de crianças com idades compreendidas entre os 15 meses e os 3 anos. Após 6-8 dias de terapêutica com amoxicilina ou amoxicilina/ácido clavulânico desenvolveram um quadro de exantema eritematoso urticariforme pruriginoso, associado a edema das pequenas articulações, com ou sem febre. O tratamento efetuado incluiu a suspensão do fármaco, corticoterapia e anti-histamínicos, verificando- se resolução clínica entre 3 a 10 dias. Nos 3 casos, o estudo da IgE específica para antibióticos β-lactâmicos foi negativo, tendo sido programada a prova de provocação oral (PPO).
Discussão: As reações a fármacos são raras e relacionam-se, na sua maioria, com as suas ações farmacológicas. Em idade pediátrica, a prevalência de exantemas de etiologia vírica é elevada, sendo, por isso, difícil estabelecer um diagnóstico perante uma criança sob antibioterapia que se apresente com clínica de alterações cutâneas e/ou articulares. Nos casos apresentados, a hipótese de doença de soro-like é considerada a mais provável devido à relação temporal entre a ingestão do fármaco e o aparecimento da clínica, que por si só é também sugestiva. A negatividade para a IgE específica vem reforçar o diagnóstico. Contudo, é necessária a realização de PPO para um diagnóstico. Nestes doentes, um diagnóstico definitivo é essencial, por um lado para assegurar a segurança da criança e, por outro, para tranquilizar os cuidadores e evitar o uso de antibioterapia de largo espectro de forma desnecessária, caso seja negativa a prova.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright and Authors' Rights
All articles published in Nascer e Crescer - Birth and Growth Medical Journal are Open Access and comply with the requirements of funding agencies or academic institutions. For use by third parties, Nascer e Crescer - Birth and Growth Medical Journal adheres to the terms of the Creative Commons License "Attribution - Non-Commercial Use (CC-BY-NC)".
It is the author's responsibility to obtain permission to reproduce figures, tables, etc. from other publications.
Authors must submit a Conflict of Interest statement and an Authorship Form with the submission of the article. An e-mail will be sent to the corresponding author confirming receipt of the manuscript.
Authors are permitted to make their articles available in repositories at their home institutions, provided that they always indicate where the articles were published and adhere to the terms of the Creative Commons license.