ANEMIA AGUDA DE NOVO: O MESMO SINAL, DIFERENTES ETIOLOGIAS

  • Inês Falcão
  • Margarida Coelho
  • Isabel Couto Guerra
  • Emília Costa
  • Esmeralda Cleto

Abstract

Introdução: Anemia define-se como um valor de hemoglobina inferior aos dois desvios-padrão para a idade e sexo, sendo a gravidade da mesma dependente de vários fatores, nomeada- mente o contexto clínico. Habitualmente, é uma manifestação de agudização de doença previamente conhecida; contudo pode evidenciar-se como manifestação inicial de diversas patologias, adquiridas ou hereditárias.

Casos Clínicos: Os autores apresentam nove casos clínicos de doentes selecionados da consulta externa de Hematologia Pediátrica cuja primeira manifestação foi anemia aguda grave. Todos apresentavam valores de hemoglobina <7g/dL. O diagnóstico foi feito após investigação etiológica e posteriormente foi estabelecida a abordagem terapêutica. De etiologia adquirida apresentam-se cinco casos: quatro de anemia ferripriva (dois por défice de aporte de ferro, e dois por hemorragia, um deles em contexto de hemossiderose pulmonar) e um caso de anemia hemolítica auto-imune. De etiologia hereditária apresentam-se quatro casos: dois casos de esferocitose hereditária (um com crise aplásica após infeção por Parvovirus B19 e outro com crise hemolítica em contexto de infeção vírica); um caso de défice enzimático (enzima glicose-6- -fosfato desidrogenase) desencadeado por ingestão de favas e outro de anemia de células falciformes com crise hemolítica concomitante. Todos foram abordados em regime de internamento consoante a gravidade clínica e etiologia subjacente, com evolução favorável.

Conclusão: Na investigação etiológica de uma anemia aguda grave é fundamental a sua caracterização correta com base em todos os parâmetros hematológicos disponíveis. O diagnóstico assertivo é fundamental, atendendo às diferentes implicações no que diz respeito à abordagem, orientação e prognóstico.

How to Cite
Falcão, I., Coelho, M., Guerra, I. C., Costa, E., & Cleto, E. (1). ANEMIA AGUDA DE NOVO: O MESMO SINAL, DIFERENTES ETIOLOGIAS. NASCER E CRESCER - BIRTH AND GROWTH MEDICAL JOURNAL, 24, S35. https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v24.i0.9650

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>