Caso ortopédico
DOI:
https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v27.i3.12889Palavras-chave:
Abcesso de Brodie, osteomielite, sinovite transitória da ancaResumo
Criança de 12 meses de idade, sexo masculino, observada no serviço de urgência por recusa da marcha. Inicialmente diagnosticada como sinovite transitória da anca. Reobservada após um mês por manutenção dos sintomas e febre. Ao exame objetivo recusava marcha, mas gatinhava bem. Realizou radiografia que mostrou lesão lítica no côndilo medial do fémur esquerdo e tomografia computorizada, que revelou provável abcesso de Brodie. Transferido para observação por ortopedia pediátrica, realizou ressonância magnética, que confirmou osteomielite com abcesso intraósseo. Submetido a drenagem cirúrgica e quatro semanas de antibioterapia, encontrando-se sem sequelas após um ano.
O abcesso de Brodie é um subtipo de osteomielite subaguda caracterizada pela formação de um abcesso intramedular, predominantemente nos ossos longos. É de difícil diagnóstico, uma vez que a sintomatologia é pouco exuberante, podendo mimetizar algumas condições benignas ou malignas. A imagiologia tem um papel fundamental na sua identificação. O tratamento pode ser médico ou médico-cirúrgico, habitualmente com bom prognóstico.
Downloads
Referências
- Abdulhadi MA, White AM, Pollock AN. Brodie abcscess. Pediatr Emerg Care 2012 Nov; 28(11):1249-51.
- Agarwal S, Akhtar MN, Bareh J. Brodie's abscess of the cuboid in a pediatric male. J Foot Ankle Surg. 2012 Mar-Apr;51 (2):258-61.
- Kornaat PR, Camerlinck M, Vanhoenacker FM, De Praeter G, Kroon HM. Brodie's abscess revisited. JBR-BTR. 2010 Mar-Apr;93(2):81-6.
- Olasinde AA, Oluwadiya KS, Adegbehingbe OO. Treatment of Brodie’s abscess: excellent results from curettage, bone grafting and antibiotics. Singapore Med J 2011; 52(6):436.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright e Direitos dos Autores
Todos os artigos publicados na Revista Nascer e Crescer – Birth and Growth Medical Journal são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a Nascer e Crescer – Birth and Growth Medical Journal rege-se pelos termos da licença Creative Commons "Atribuição - Uso Não-Comercial - (CC-BY-NC)"".
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc. de outras publicações.
Juntamente com a submissão do artigo, os autores devem enviar a Declaração de conflito de interesses e formulário de autoria. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons.