A Cooperação do Exército Com A Autoridade Nacional de Proteção Civil e Com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, em Missões de Defesa da Floresta Contra Incêndios

Autores

  • João Silveira Regimento de Comandos

Palavras-chave:

Incêndios florestais, Autoridade Nacional de Proteção Civil, Ciclo de Gestão da Emergência, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Exército Português.

Resumo

O presente artigo pretende analisar o contributo e apoio do Exército Português no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios Florestais. O Exército Português, sendo um dos ramos das Forças Armadas, tem como missão participar na defesa militar da República. Contudo, tem também outras missões atribuídas, como a participação em missões no âmbito da Proteção Civil e tarefas relacionadas com a satisfação das necessidades básicas e melhoria da qualidade de vida das populações. Este trabalho tem como principais objetivos analisar o emprego de meios humanos e materiais do Exército Português na estratégia de Defesa da Floresta Contra Incêndios. Identificar como e com que meios participa nas quatro fases do ciclo de gestão da emergência e, ainda, qual a formação que os militares devem possuir para apoiarem a Proteção Civil nestas ações. Do resultado desta investigação, conclui-se que o Exército Português presta apoio a vários agentes de proteção civil, durante todas as fases do ciclo de gestão de emergência. Confirmando-se que o Exército encontra-se melhor preparado para intervir na fase de Prevenção e Mitigação dos incêndios florestais, numa situação que não existe stress de incêndio, podendo colaborar na fase da resposta mas apenas em último caso.

Downloads

Publicado

2016-07-01