BUSINESS INTELLIGENCE NO AUXÍLIO À TOMADA DE DECISÃO: DIAGNÓSTICO E OPORTUNIDADES DE MELHORIA NA GUARDA NACIONAL REPUBLICANA

Autores

  • Paulo Daniel Saraiva Rodrigues Comando Territorial da Guarda
  • Artur Manuel Vieira Saraiva Direção de Serviços de Pessoal

DOI:

https://doi.org/10.60746/8_14_36815

Resumo

Atualmente, a tomada de decisão cada vez mais se revela essencial para o sucesso de qualquer organização. Neste âmbito, o Business Intelligence assume-se como um conjunto de ferramentas e processos que irão auxiliar uma organização.

Desta forma, é intenção verificar o estado atual do sistema Business Intelligence na Guarda Nacional Republicana através do Modelo de Maturidade de Gartner, demonstrando até que ponto os processos estão articulados numa arquitetura de Business Intelligence, como também identificar possíveis oportunidades de melhoria considerando o diagnóstico efetuado na organização e através da técnica de investigação benchmarking.

Os resultados obtidos demonstram que, embora, a Guarda Nacional Republicana utilize ferramentas Business Intelligence, fica patente que nem todas as áreas funcionais se encontram vinculadas.

Conclui-se que, a Guarda Nacional Republicana tem assumido uma postura de desenvolvimento nesta área, estando no rumo certo para se articular numa arquitetura Business Intelligence, e considerando o Modelo de Maturidade Gartner pode-se afirmar que alcançou um nível intermédio de maturidade.

Palavras-chave: Business Intelligence, Bases de Dados; Gestão do Conhecimento; Mineração de Dados; Sistemas de Apoio à Decisão; Sistemas Visuais; Modelo Maturidade.

Downloads

Publicado

2024-07-31