PASSADO, PRESENTE E PERSPETIVAS FUTURAS DOS CONFLITOS NA IRLANDA DO NORTE: UMA ANÁLISE À LUZ DOS PRINCÍPIOS DO DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO

Autores

  • Barino, R. S. Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.60746/8_14_36822

Resumo

Este artigo objetiva-se a analisar os conflitos ocorridos na Irlanda do Norte ao longo do século XX, sob a ótica do Direito Internacional Humanitário. Fundamentado na teoria do Direito Internacional e utilizando procedimento técnico que se baseia em fontes bibliográficas e documentais, o artigo examina as causas, os participantes e as implicações do conflito, além de avaliar a aplicação do Direito Internacional Humanitário. O documento também aborda possíveis perspectivas futuras, considerando a evolução do conflito ao longo do tempo. A interpretação desses eventos e dos envolvidos continua gerando debate e controvérsia, refletindo a complexidade e ambiguidade de sua natureza. O conflito pode ser considerado um capítulo sombrio na história do Reino Unido e da Irlanda, sendo marcado por flagrantes violações do Direito Internacional Humanitário e dos Direitos Humanos por ambas as facções do conflito. Esses problemas persistem até hoje, uma vez que grupos paramilitares continuam operando em um ambiente de impunidade, devido à falta de aplicação efetiva da justiça e à ausência do Estado.

Palavras-chave: Direito Internacional Humanitário, Direito Internacional dos Conflitos Armados, Direito Internacional dos Direitos Humanitários.

Downloads

Publicado

2024-07-31