A OTAN E A RELAÇÃO COM ÁFRICA: UMA REFLEXÃO SOBRE A COOPERAÇÃO ESTRATÉGICA DE PORTUGAL COM ANGOLA

Autores

  • Nádia T. dos Santos Loureiro & António J. T. Correia Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-NOVA)

DOI:

https://doi.org/10.60746/8_15_39568

Resumo

Portugal é um dos países fundadores da Aliança Atlântica e tem desempenhado um papel relevante ao participar ativamente em várias operações e missões. Considerado um Estado pequeno, o país rapidamente percebeu as suas valências ao nível geoestratégico, potenciando-as nas suas relações diplomáticas com os Estados lusófonos fora da Aliança. Um exemplo é a Cooperação no Domínio da Defesa (CDD) sob a égide do Ministério da Defesa Nacional (MDN), cuja maior expressão se verifica nos países de língua oficial portuguesa.

Assim, no ano em que se celebra o 76º aniversário da OTAN, o presente ensaio tem como objetivo analisar a CDD entre Portugal e Angola, estabelecida em 1996 e compreender até que ponto esta cooperação reforça o papel de Portugal na OTAN, na promoção dos valores da Aliança Atlântica, como a não agressão, neste particular incidindo na problemática da não proliferação nuclear, fora da sua área de influência, no caso em apreço, num país africano.

Publicado

2025-02-05