Avaliação do grau de saturação de P nos Andossolos dos Açores (Portugal) pelos métodos do oxalato de amónio e Mehlich 3

Autores

  • E. Auxtero
  • M. Madeira
  • E. Sousa

DOI:

https://doi.org/10.19084/rca.15501

Resumo

Os teores de alumínio (Al), ferro (Fe) e fósforo (P) foram determinados em vinte e oito horizontes superficiais e subsuperficiais de Andossolos dos Açores, usando os métodos do oxalato de amónio (Alo, Feo e Po) e de Mehlich 3 (AlM3, FeM3 e PM3). O grau de saturação de P (DPS) foi também avaliado por estes dois métodos (DPSo e DPSM3).

Observou-se uma correlação positiva entre as quantidades de Alo e AlM3 e uma correlação negativa entre as quantidades de Feo e FeM3. Por outro lado, as quantidades de Po e PM3 não foram significativamente correlacionadas. Os solos com elevado teor de alofana mostraram valores de Alo, AlM3, e Po mais elevados, enquanto que os solos não alofânicos e com elevado teor de car-bono orgânico, mostraram teores de Feo superiores aos dos outros solos estudados.

Os valores de DPSo foram bastante superiores aos de DPSM3, mostrando-se forte-mente correlacionados entre si. Os valores de DPSo mostraram uma correlação negativa com os teores de Al e Fe extraídos pelo ditionite (Ald, Fed) e pelo pirofosfato (Alp e Fep), e com os valores da percentagem de retenção de P no solo (PR). Do mesmo modo, os valores de DPSM3 também mostraram uma correlação negativa com aqueles constituintes, excepto com o Alp e Fed. Os valores mais elevados de DPSo e DPSM3 foram obtidos nos solos com baixos teores de alofana e de carbono orgânico, e com características ândicas pouco marcadas (Typic Haplustepts, Vitrandic Haplustepts e Andic Haplustepts), sugerindo uma elevada susceptibilidade de perda de P por escoamento superficial e lixiviação. Pelo contrário, nos Andossolos com elevado teor de Al extractável pelo KCl 1N (Alic Hapludands) e com elevado teor de alofana (Typic Placudands), que mostraram baixo valor de DPSo e DPSM3, o P será pouco susceptível aos efeitos do escoamento superficial e da lixiviação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-13

Edição

Secção

Geral