Produtores de tomate para indústria: suas organizações e práticas para a promoção da qualidade e do ambiente

Autores

  • Alexandra Pinto
  • António Fragata
  • Vítor Martins

DOI:

https://doi.org/10.19084/rca.15570

Resumo

O Regulamento (CE) N.º 2200/96, que enquadra as organizações (OP) e os agrupamentos de produtores (AP) de tomate de indústria, orienta as suas acções em torno de grandes objectivos, entre os quais se contam a melhoria da qualidade dos produtos e a promoção de práticas de cultivo, técnicas de produção e de gestão de resíduos respeitadoras do ambiente.

Assim, desde meados da década de noventa, a produção de tomate para transformação recebe apoios para satisfazer as exigências da Organização Comum de Mercado em termos de qualidade, de segurança e de rastreabilidade da matéria-prima contratada com a indústria.

A fim de melhor compreender como as estruturas organizativas dos produtores de tomate para indústria procuram responder a estes desafios, realizou-se um inquérito às OP e aos AP.

No universo das OP e AP, os resultados encontrados revelam, por um lado, que a rastreabilidade está largamente adoptada e, por outro lado, que o aumento do grau Brix e o seu controlo estão longe de estar generalizados e que as práticas respeitadoras do ambiente têm baixas taxas de adopção. Os resultados, no entanto, revelam também a existência de uma fracção importante de OP que se rege por regras exigentes e inovadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-17

Edição

Secção

Geral