Alguns indicadores/índices para a sustentabilidade da exploração bovina
DOI:
https://doi.org/10.19084/rca.15574Resumo
A actividade de exploração de gado bovino de raça autóctone tem sido encarada por muitos como o futuro sustentável da pecuária. Este trabalho pretende avaliar alguns aspectos que influenciam a sustentabilidade dos sistemas de produção adoptados pelas explorações agro-pecuárias, tomando como referência as que adoptam gado bovino de raça autóctone Maronesa, no triplo ponto de vista económico, social e ambiental.
A recolha de informação foi realizada através de entrevistas aos proprietários/gestores das explorações agrárias, complementada com a observação directa das explorações e recolha de elementos fornecidos pelos proprietários.
Através dos indicadores e índices seleccionados verificou-se que, no aspecto económico, são alcançados, para o Grupo das explorações de Raça Maronesa, alguns rendimentos importantes, mas abaixo das explorações das Outras Raças. Nos aspectos ambientais, o grupo da raça Maronesa assume particular destaque, demonstrando um papel importante na protecção do ambiente e preservação dos recursos naturais. Relativamente à sustentabilidade social não se salientam diferenças significativas entre os grupos de explorações em análise.