Variabilidade da infestação em duas variedades de trigo mole (Triticum Aestivum L.). I – em função da data de sementeira e do controlo das plantas infestantes em pós-emergência

Autores

  • José Manuel Godinho Calado
  • Gottlieb Basch
  • Mário de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.19084/rca.15579

Resumo

Neste trabalho, procurou-se verificar a influência da data de sementeira e do controlo das infestantes na infestação e na produção de duas variedades de trigo mole (Sever e Centauro), a partir de um ensaio instalado durante quatro anos (1996/97 a 1999/00) na Herdade da Revelheira, concelho de Reguengos de Monsaraz.

De acordo com a análise dos resultados, constatou-se que a sementeira do trigo efectuada no início de Novembro permitiu a ocorrência de maior infestação na cultura relativamente à realizada no fim de Novembro e, em consequência, as perdas de produção do trigo sem aplicação de um herbicida em pós-emergência foram maiores. Portanto, a aplicação de um herbicida em pós-sementeira, nas condições mediterrânicas do Sul de Porugal, é mais relevante para diminuir a infestação e as perdas produtivas do trigo quando a sementeira é precoce (realizada no início de Novembro).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-17

Edição

Secção

Geral