Variabilidade da infestação em duas variedades de trigo mole (Triticum Aestivum L.). II – em função de características relativas à capacidade competitiva do trigo

Autores

  • José Manuel Godinho Calado
  • Gottlieb Basch
  • Mário de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.19084/rca.15580

Resumo

Culturas e/ou variedades competitivas com as plantas infestantes são auxiliares relevantes para a gestão da infestação. Assim, neste trabalho, procurou-se verificar a relação da taxa de afilhamento e da altura das plantas do trigo mole com a infestação.

As observações e verificações foram realizadas durante quatro anos (1996/97 a 1999/00), a partir de um ensaio de datas de sementeira e de controlo das infestantes em duas variedades de trigo mole (Sever e Centauro) instalado na Herdade da Revelheira, concelho de Reguengos de Monsaraz.

De acordo com a análise dos resultados, constatou-se que, perante níveis elevados de infestação, a taxa de afilhamento e a altura das plantas de trigo variaram inversamente com o número de plantas infestantes da classe Monocotiledónea e directamente com a produção de grão e de biomassa da cultura. Por isso, conclui-se que as características referidas (afilhamento e altura das plantas) se relacionam positivamente com a capacidade das plantas de trigo competirem com a flora infestante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-17

Edição

Secção

Geral