Plantas Tintureiras

Autores

  • Maria do Carmo Serrano
  • Ana Carreira Lopes
  • Ana Isabel Seruya

DOI:

https://doi.org/10.19084/rca.15595

Resumo

Existe uma vasta bibliografia, até ao séc. XVIII, sobre plantas produtoras de corantes naturais, sendo que apenas um número limitado foi utilizado no tingimento de têxteis antigos, devido à capacidade de resistência à lavagem e ao desvanecimento. O cultivo de plantas ou a sua existência no mundo silvestre tiveram uma enorme importância sócio-económica para muitas comunidades espalhadas pelo mundo e pelas intensas trocas comerciais que geraram. A extracção dos corantes era feita a partir de diferentes partes de plantas ou árvores. Nalgumas plantas eram utilizadas as folhas, enquanto noutras se aproveitavam as flores, as raízes, os frutos, troncos ou sementes.

Os corantes podiam ser extraídos através de processos complexos que envolviam diversas operações como maceração, destilação, fermentação, decantação, precipitação, filtração, etc. Neste âmbito, são apresentadas algumas das plantas cultivadas em Portugal e em muitos outros países europeus e que foram usadas em tinturaria.

Este trabalho pretende ser um contributo para obstar à perda de conhecimentos das condições de cultivo e da forma como se maximizava a produção de corantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-18

Edição

Secção

Geral