Uma experiência laboratorial simples para introduzir o conceito de poluição disseminada a estudantes das áreas do ambiente e agricultura

Autores

  • M. M. Vidal
  • O. M.S. Filipe
  • M. C.C. Costa

DOI:

https://doi.org/10.19084/rca.15717

Resumo

Este trabalho descreve uma experiência laboratorial simples para introduzir o conceito de poluição disseminada (nonpoint source pollution) a estudantes do Ensino Secundário e Universitário das áreas de Ambiente e de Agricultura. O objectivo deste trabalho é introduzir aos estudantes conceitos e técnicas, tais como os sistemas de libertação controlada, a teoria da difusão (1ª lei de Fick) e a análise espectrofotomética. Este projecto laboratorial inclui três módulos experimentais a serem efectuados durante 3 semanas de aulas Neste trabalho serão descritos os conteúdos programáticos deste projecto laboratorial.

Os estudantes devem ser alertados para o problema da disseminação da poluição de nutrientes e pesticidas que ocorre devido à lixiviação. A contaminação de águas de superfície e de lençóis de água contribui para o alastramento da poluição a áreas circundantes. Para demonstrar a disseminação de tais poluentes, escolheu-se o fósforo inorgânico (P) como exemplo de um agroquímico comum. Os estudantes são convidados a seguir o eventual movimento do P inorgânico até aos lençóis de água. Com este propósito, foram preparados géis de gelatina contendo P inorgânico para se obter um libertação contínua do P e a uma velocidade controlada. A libertação lenta do P permite uma diminuição do número de aplicações e da quantidade do ingrediente activo, prevenindo a lixiviação com a consequente redução da contaminação dos lençóis de água. Após a realização da experiência, os estudantes estão aptos para comparar as vantagens da libertação controlada de P inorgânico vs. a sua aplicação por métodos convencionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-24

Edição

Secção

Geral