Infecção viral da vinha nos Biscoitos (ilha Terceira) - Açores

Autores

  • Arícia Figueiredo
  • Isabel Cortez
  • Ana Maria Nazaré Pereira

DOI:

https://doi.org/10.19084/rca.15718

Resumo

A região dos Biscoitos na ilha Terceira, nos Açores, é mundialmente conhecida pela vinha em curraletas destinada à produção de Vinhos Licorosos de Qualidade Produzidos em Região Demarcada (VLQPRD). As castas predominantes são Verdelho branco e Verdelho roxo mas também estão presentes Terrantez, Arinto e Boal branco.

Um dos objectivos do projecto Interfruta-II é avaliar o actual estado sanitário destas videiras em relação aos principais vírus. Assim, em Fevereiro de 2006, foi realizada uma prospecção em sete vinhas tendo sido analisados por ELISA os vírus GLRaV-1, GLRaV-2, GLRaV-3, GLRaV-7, GFLV, ArMV, GVA, GVB e GFkV.

Os resultados são analisados por casta e vinha. No global mostram que a infecção por GLRaV-3 atinge os 100% e que a infecção por um ou dois Nepovirus é superior a 50%. Os restantes vírus foram detectados em menor percentagem. Existe elevada percentagem de infecções mistas. Atendendo ao prejudicial efeito qualitativo e/ou quantitativo das infecções detectadas, é apresentada uma estratégia de intervenção fitossanitária pretendendo contribuir para a recuperação da vinha nos Biscoitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-24

Edição

Secção

Geral