Comparação de correctivos aplicados a um solo de uma área mineira contaminado com arsénio e seu efeito no crescimento de plantas

Autores

  • A. C. Madeira
  • C. Esteves
  • M. M. Abreu
  • A. de Varennes
  • M. C.F. Magalhães

DOI:

https://doi.org/10.19084/rca.15760

Resumo

Estudou-se o efeito de correctivos (óxido de ferro, Fe; matéria orgânica, MO; fosfato de cálcio, PCa), aplicados a um solo da área mineira de Penedono contaminado com As, no crescimento de tomateiro e salsa. Usaram-se, como controlos, este solo sem correctivos e um solo não contaminado. Durante o crescimento mediu-se a altura das plantas, comprimento foliar e teor relativo de clorofila. Na colheita final determinaram-se os pesos frescos e secos.

Os correctivos influenciaram a disponibilidade de As no solo, relativamente ao original: Fe manteve-a enquanto MO e PCa a aumentaram. Ambas as espécies foram afectadas pelo arsénio, porém a resposta aos tratamentos foi diferente. A altura, comprimento dos folíolos, teor de clorofila, peso seco e número de frutos dos tomateiros foi significativamente superior em MO do que em Fe e controlo. O correctivo MO apresentou resultados promissores relativamente ao crescimento e produtividade do tomateiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-26

Edição

Secção

Geral