Efeito da aplicação ao solo de água-ruça, bagaço de azeitona e um composto sobre os teores de azoto total e mineral e de carbono orgânico

Autores

  • C. M. Sempiterno
  • R. M. Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.19084/rca.15765

Resumo

A aplicação ao solo, dos resíduos dos lagares de azeite, em bruto ou após um pro­cesso de compostagem, poderá assegurar um destino final para estes resíduos e ao mesmo tempo permitir a valorização agríco­la de alguns dos seus componentes.

Neste estudo, avaliaram-se os efeitos da aplicação ao solo de uma água-ruça (AR) e de um bagaço (B) provenientes de um lagar com sistema de extracção de três fases, bem como de um composto (C) sobre os teores de azoto total e mineral, de carbono orgâni­co e sobre a relação C/N no solo. Estabeleceram-se dois ensaios em vasos utilizando Hordeum vulgare var. Sereia como cultura teste e dois solos distintos: um Cambissolo calcárico -CMca e um Cambissolo dístrico -CMdy. Os ensaios foram delineados em blocos completos casualizados com três repetições, considerando dez tratamentos experimentais: uma testemunha e três níveis de aplicação de cada um dos três produtos mencionados, equivalentes a 80, 160 e 240 m3/ha.

Os resultados obtidos revelaram que a aplicação de B e de C ao solo provocou um aumento significativo (p≤0,05) nos teores de carbono orgânico, de azoto total e também na razão C/N de ambos os solos. A aplicação de AR e de B provocou um decréscimo significativo (p≤0,05) inicial, nos teores de azoto nítrico, no CMca. Tal efeito não se verificou com a aplicação do composto, o que sugere que, a técnica da compostagem poderá ser benéfica relativamente àqueles subprodutos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-26

Edição

Secção

Geral