Agricultura sustentável I: Conceitos

Autores

  • Ana Alexandra Vilela Marta Rio Costa

DOI:

https://doi.org/10.19084/rca.15872

Resumo

O desenvolvimento sustentável é actualmente o paradigma dominante que guia o planeamento do desenvolvimento. A agricultura, como actividade fornecedora de alimento, fibra e abrigo para a população humana, apresenta um papel maior, relativamente aos demais sectores de actividade, no caminho em direcção ao desenvolvimento sustentável. No entanto, a determinação de definições e metodologias operacionais que permitam a aplicação destes conceitos no processo de tomada de decisão tem apresentado sérias dificuldades, revelando-se uma clara necessidade de aprofundamento da noção dos mesmos.

Este trabalho tem como objectivo abordar as questões relacionadas com o conceito de sustentabilidade, de modo geral, e de agricultura sustentável, em particular, salientando as evoluções e aplicações mais recentes.

Da revisão crítica daqueles conceitos verifica-se a existência de muitas definições distintas, com pressupostos e dimensões semelhantes, concluindo-se que se tratam de conceitos dinâmicos ainda em construção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-05

Edição

Secção

Geral